Opinião: Abel tomou a decisão mais saudável para todas as partes
Na opinião deste blogueiro, Abel Braga agiu sabiamente ao pedir demissão do Flamengo antes que fosse demitido. O treinador está numa fase da vida na qual não precisa se sujeitar a um processo de fritura para manter o salário até levar um bico no traseiro. O fato de não existir multa contratual, claro, facilitou sua decisão.
Caso seguisse no cargo, o técnico continuaria enfrentando críticas diárias de torcedores furiosos e alfinetadas marotas de cartolas insatisfeitos até ser colocado para fora da Gávea.
Essa pressão, obviamente, faz mal à saúde do treinador e dos outros envolvidos na rotina de estresse vivida pelo Flamengo.
Para o clube, como instituição, a decisão também foi a mais saudável. Já que a diretoria passa a se concentrar na recuperação do time, em vez de ficar remoendo erros do passado e aumentando a temperatura da frigideira.
Com o pedido de demissão, chega ao fim uma relação de empregado e empregador em que ninguém enganou ninguém. A diretoria conhecia o estilo de Abel e seu potencial quando o contratou.
Não dava para esperar que ele montasse um time que desse espetáculo, mesmo com um elenco valioso. Claro que direção, torcida e imprensa (talvez até mais) exigiram muito do treinador por causa da qualidade (ou em alguns casos mais do preço do que do nível) dos jogadores. Abel saiba que seria assim.
É um efeito colateral que o próximo comandante também irá sentir. Se a pressão sempre é grande no Flamengo, com um elenco caríssimo ela aumenta demais.
Agora, é uma verdade que o treinador poderia ter feito o Flamengo jogar muito mais, ainda que sem a pretensão de dar show. Poderia não, deveria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.