Topo

Perrone

Pedido de volta de Dualib deixa Andrés em saia justa

Perrone

30/05/2019 12h00

Foto: Edson Lopes Jr./UOL

A possibilidade de Alberto Dualib voltar ao quadro de associados do Corinthians deixa o presidente Andrés Sanchez numa saia justa. O Cori (Conselho de Orientação) analisou o pedido de retorno do ex-presidente e, por 6 votos a 2, recomendou que a reintegração seja aceita.

Porém, a medida sofre resistência por parte de cartolas que são fortes aliados de Andrés. Caso o dirigente rejeite a orientação do Cori para evitar entrar em rota de colisão com eles, tomará uma medida antipática em relação a um importante poder no Parque São Jorge. Além disso, partiu de Sanchez a iniciativa de consultar o conselho de orientação. Em tese, não faria sentido ele pedir um parecer e ignorá-lo em seguida.

O estatuto corintiano diz que é competência da diretoria resolver sobre a readmissão de associados. O ex-presidente encaminhou seu pedido para a direção e Andrés quis ouvir o Cori.

Os únicos votos contrários à volta de Dualib foram de membros do grupo Preto no Branco. Por essa chapa, foram eleitos para o Conselho Deliberativo o diretor de futebol, Duílio Monteiro Alves, e seu adjunto, Eduardo Ferreira. Os dois são homens de extrema confiança do presidente. A ala a que eles pertencem foi a que teve mais votos para o conselho na última eleição.

Ferreira foi um dos principais militantes do movimento Fora Dualib, que ajudou no processo que culminou com a saída do então presidente do "trono", em 2007. O ex-dirigente renunciou ao posto presidencial e se desligou do quadro associativo em meio a uma série de acusações de irregularidades que sempre negou.

Conforme o blog apurou, Edna Murad Hadlik, que ocupa a primeira vice-presidência do clube, é contra o retorno. Procurada pelo blog, no entanto, ela disse que não se manifestaria.

A maior torcida organizada alvinegra, a Gaviões da Fiel, também se manifestou negativamente em relação à recomendação do Cori. Andrés costuma se dar bem com a cúpula da uniformizada, que neste ano é homenageada numa das camisas oficiais do time.

Diferentes grupos de oposição divulgaram manifestos contra a eventual readmissão de Dualib.

Aos 99 anos, o ex-presidente disse em entrevista ao UOL Esporte que pediu o retorno só para ter a carteirinha de sócio de volta. Ele não pretende voltar a frequentar o Parque São Jorge.

No auge das denúncias contra Dualib, Andrés rompeu com ele e acabou o substituindo no poder. Nos últimos anos, porém, tem feito gestos de aproximação em relação ao ex-dirigente. O atual presidente alvinegro não fala com o blog, por isso não foi ouvido.

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.