Topo
Blog do Perrone

Blog do Perrone

Categorias

Histórico

O que Janaina Paschoal tem a ver com retorno de cervejas a estádios de SP

Perrone

2017-05-20T19:04:00

17/05/2019 04h00

O que Janaina Paschoal (PSL-SP), uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff e deputada estadual mais votada da história de São Paulo, tem a ver com o desejo de quem quer voltar a tomar cerveja nos estádios paulistas? Ela é uma adversária de peso para o retorno das bebidas alcoólicas nas arenas e ganhou importância no processo.

A deputada foi nomeada relatora na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) para a análise de emenda que obriga a realização de blitz com bafômetro nos arredores dos estádios em dias de partida, caso o projeto seja aprovado.

Janaina, autora de projeto de lei que veta festas com "open bar" nas universidades paulistas, votou contra a emenda. A comissão acompanhou seu voto na última quarta (15).

O veto seria uma demonstração de que a deputada entende que não é necessário reforçar a fiscalização contra motoristas embriagados caso a lei passe? Não é o que ela afirma em sua justificativa para o veto.

Janaina classifica o projeto para a volta das bebidas alcoólicas nos estádios, de autoria do deputado Itamar Borges (MDB),  como inconstitucional. Assim, entende ser impossível aprovar a emenda do bafômetro.

"Não há nenhum interesse público que possa justificar seguir adiante com um projeto de lei natimorto, como é o ora analisado. Natimorto por ser inconstitucional, natimorto por ser ilegal e natimorto por ter um veto anunciado e decisões judiciais contrárias!", afirma Janaina em seu parecer.

No documento, ela cita casos em que a volta de bebida alcoólica foi aprovada em outros Estados, mas derrubada pela Justiça.

Curiosamente, a deputada aparecia como uma das signatárias da emenda que pedia a fiscalização com bafômetro. Antes de elaborar o parecer, no entanto, ela pediu a retirada de seu nome do documento, alegando que ele ali estava por um erro. Sustentou que apoiar a emenda significaria concordância com a proposta de liberação de bebidas alcoólicas nas arenas.

O projeto agora segue seu trâmite passando por outras comissões. Nesse momento está na comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários.

Depois de passar por todas as comissões, ele volta para ser votado em plenário. Se aprovado, pode ainda ser vetado pelo governador João Doria.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Mais Blog do Perrone