Topo

Perrone

Acusação contra Neymar vira 'furacão' que atinge de repórter a juiz

Perrone

08/06/2019 04h00

Foto: Thyago Andrade/AgBrazilNews

Conforme os fatos se desenrolam, o caso em que Neymar é  acusado de estupro avança como um furacão e provoca estragos. Pelo menos dois advogados,  um juiz, um jornalista, uma rede de restaurantes, o pai do jogador e a relação entre o astro e seus patrocinadores sentiram os efeitos.

Isso além dos personagens centrais: Neymar, que nega a acusação, e Najila Trindade, a acusadora.

Choveram comunicados oficiais para explicar cada situação decorrente do escândalo que mexe com o país como final de campeonato. E que tem capítulos diários dignos de novela, com direito a torcida contra e a favor.

O poder de destruição do escândalo pôde ser sentido na última quarta (5), quando William Bonner surpreendeu os telespectadores do Jornal Nacional anunciando que Mauro Naves, emblemático repórter esportivo da Globo, foi temporariamente afastado da cobertura esportiva por conta de sua participação no episódio.

Naves foi quem fez a ponte entre o primeiro advogado de Najila e o pai de Neymar, que acusa o ex-representante da modelo de tentativa de extorsão.

Amigo de José Edgard Bueno, que defendia a acusadora, o jornalista se limitou a passar o telefone de Neymar pai para o advogado e a avisar que ele faria contato para tratar de um possível caso de agressão, segundo um dos envolvidos no episódio. Mas a Globo busca saber se seu envolvimento foi maior do que isso.

O próprio Bueno, que rejeita a acusação de extorsão, sentiu a força devastadora desse furacão. Ele deve ter que se explicar na comissão de ética da OAB sob a suspeita de vazar informações das conversas com sua ex-cliente. Najila ainda fez críticas públicas a Bueno, que entende ter havido agressão, não estupro, como alega a modelo.

Até um juiz que atua em processos da Lava Jato vai ter que dar explicações. O corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, pede esclarecimentos ao  juiz federal Marcelo Bretas, conforme  informou o UOL Esporte nesta sexta (7).

O magistrado postou comentário sobre o caso dizendo que nem sempre a vítima é o lado mais fraco da relação.

Já  a advogada Maíra Fernandes aceitou participar da defesa de Neymar e foi expulsa do Cladem (Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher).

Outro "atingido" foi o pai de Neymar. Ele protagonizou confusão em Brasília ao  tomar a câmera de um fotógrafo da Agência Reuters, que tentava registrar no aeroporto a saída de seu filho de Brasília após ser cortado por contusão da seleção.

Além de cuidar da defesa do filho, o Neymar mais velho precisa lidar com o temor dos patrocinadores do jogador. A NR Sports, empresa liderada pelo pai e que cuida da imagem do astro,  divulgou nesta sexta que suspendeu algumas campanhas em conjunto com parceiros e patrocinadores por conta da gravidade da acusação, que considera injusta.

Na rota desse furacão também entrou a famosa cadeia de restaurantes Paris 6. A rede apareceu nesse mapa porque, como mostrou o UOL Esporte, Bueno, ex-advogado de Najila, era sócio do empreendimento até novembro do ano passado e o grupo mantém parceria com o Instituto Neymar Jr.

A diversidade dos envolvidos mostra o poder de alcance da imagem do brasileiro do PSG.

Só que, mais uma vez, como ocorrera no recente caso de agressão a um torcedor, essa força não se mostra dentro de campo, com belas jogadas. Mas do lado de fora, em nova confusão.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.