Topo
Blog do Perrone

Blog do Perrone

Categorias

Histórico

Ousadia combinada com disciplina de Tite põe Brasil na final

Perrone

02/07/2019 23h29

Dribles, chapéu, ousadia e improviso colocaram a costumeiramente pragmática seleção de Tite na final da Copa América.

O Brasil foi Brasil como não era havia muito tempo. Isso não significa que a seleção deixou de lado o rigor tático de seu treinador. O que houve foi a combinação entre disciplina, criatividade e ousadia. Algo que certamente Tite buscava, mas não alcançava, como não alcançou na Copa da Rússia.

O primeiro gol resume bem isso. Daniel Alves deu chapéu e drible para avançar com a bola. Daí Firmino e Gabriel Jesus, autor do tento, estavam onde o treinador queria que estivessem para concluir a jogada e abrir o placar. A ousadia serviu à disciplina.

O segundo gol também teve essa combinação de posicionamento treinado e drible com Jesus e Firmino, que balançou a rede.

Mas quem assistiu à vitória brasileira por 2 a 0 no Mineirão sabe que não foi fácil. Assim como o Brasil, a Argentina também fez sua melhor atuação no torneio.

E deu no que deu. Uma partida com golaço, dribles lindos, bola na trave, nervosismo, discussão.  Tudo que os melhores duelos entre os rivais costumam ter.

O saldo foi um jogo que salvou a Copa América, fraca tecnicamente até aqui, mostrou o crescimento do Brasil e uma sensível melhora argentina.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Mais Blog do Perrone