Por que o Barcelona investiria uma fortuna em Neymar?
Este blogueiro perguntou a um profissional que presta serviços para o Barcelona e que tem bom trânsito na diretoria da agremiação "por que o clube espanhol estaria interessado em investir uma fortuna no brasileiro?" Isso sendo que desde que foi ao PSG ele não fez nada que claramente elevasse seu valor comercial. Citei como exemplo o fracasso em liderar o time em uma inédita conquista da Champions, que não veio, ajudar o Brasil a vencer a Copa da Rússia e suas seguidas contusões. Poderia ter dito ainda de seus problemas pessoais e do fato de não ter sido eleito o melhor do mundo.
A resposta dele, que acompanha de perto a movimentação que pode recolocar o astro do PSG na Catalunha foi rápida: porque o Barcelona avalia não ter um jogador do nível de Neymar na mesma posição. O raciocínio foi concluído com a afirmação de que Neymar é o melhor do mundo em sua posição.
O desejo de Messi e outros ex-companheiros em receber o brasileiro de volta também ajudam o clube espanhol a se interessar pelo negócio. Completa o cenário a informação que o Barcelona tem de que o brasileiro quer se mandar de Paris. Esse fato pode ser considerado como um trunfo catalão. De acordo com a mesma fonte, os clubes conversam, mas o negócio ainda é considerado difícil. Nenhuma das três partes envolvidas, no entanto, afirma terem sido iniciadas tratativas.
O vice-presidente do Barcelona, Jordi Cardoner, declarou na semana passada que o correto é afirmar que Neymar quer voltar, mas que o assunto não estava "em cima da mesa" no clube. O atleta, por sua vez, não fez manifestação oficial sobre o suposto desejo de retorno.
Vale lembrar dois pontos que tornam a negociação mais complexa do que outras do mesmo tamanho. Um é o fato de não existir multa rescisória nos contratos de atletas na França. Ou seja, não é possível pagar uma quantia estipulada previamente para contratar o jogador, independentemente da vontade da diretoria francesa. O PSG investiu 222 milhões de euros (R$ 967,4 milhões atuais) para tirar o brasileiro da Espanha.
Outra questão é uma ação na Justiça na qual Neymar cobra 43 milhões de euros (cerca de R$ 187,38 milhões em valores atuais) de seu ex-time. O valor se refere a uma parcela relativa à renovação de seu contrato em 2016. Quando o jogador foi para o PSG, o Barcelona suspendeu o pagamento sob a alegação de que o atleta só faria jus ao montante se cumprisse o contrato até o fim.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.