Corinthians fere estatuto ao não divulgar demonstrações financeiras
Desde que publicou as demonstrações financeiras relativas a dezembro de 2018, o Corinthians não divulgou mais relatórios financeiros em seu site oficial. A situação fere o artigo 122 do estatuto da agremiação. Em seu segundo parágrafo, ele diz que "o clube divulgará mensalmente em sua sede social e em seu sítio oficial suas demonstrações financeiras".
Porém, o mesmo artigo não menciona uma punição específica para o descumprimento da regra. Opositores de diferentes grupos têm cobrado a diretoria para voltar a fazer as publicações. Um dos pedidos mais recentes foi feito pelo "Movimento Corinthians Grande".
Mathias Antônio Romano de Ávila, diretor financeiro do Corinthians, diz que um conflito de agendas entre Cori (Conselho de Orientação) e Conselho Fiscal tem provocado demora nos trâmites necessários para que as publicações sejam feitas. No entanto, ele nega que o estatuto esteja sendo desrespeitado. "Todos os números estão à disposição dos conselheiros no clube. Sempre mostramos para quem pede, então o estatuto está sendo cumprindo", afirmou o dirigente. Ele disse ainda que em breve serão publicadas no site demonstrações financeiras referentes ao primeiro semestre do ano.
Integrante do Cori, que pediu para não ser identificado, negou que um conflito de agendas atrapalhe o cronograma da diretoria para a divulgação dos relatórios. Segundo ele, a questão é apenas administrativa. Conforme apuração do blog, pelo menos uma ala da diretoria entende que os balancetes não devem se tornar públicos para evitar interpretações equivocadas, mas que a exibição dos dados para os conselheiros que pedirem resolve o problema. Vale lembrar que o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, é um dos fundadores do grupo político "Renovação e Transparência".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.