Topo
Blog do Perrone

Blog do Perrone

Categorias

Histórico

Opinião: Palmeiras x Ceará prova necessidade de mais transparência do VAR

Perrone

03/11/2019 08h55

Ao VAR não basta ser honesto, é preciso parecer honesto. A prova disso é o gol do Ceará anulado no segundo tempo contra o Palmeiras, que venceu por 1 a 0 neste sábado (2), pelo Brasileirão.

O lance em que foi anotado impedimento é extremamente difícil. A imagem disponível durante a transmissão deixa dúvidas. Daí vem a decisão do VAR e suas linhas computadorizadas. Você pensa: "bem, se a tecnologia está dizendo que houve impedimento deve ter havido".

Ou seja, o recurso digital não foi capaz de esclarecer definitivamente o lance. Voltamos ao ponto zero. Dúvidas e polêmicas prevalecem, como acontecia nostempos de arbitragem a olho nu.

A culpa disso é a falta de transparência. Passou da hora de toda a comunicação entre a equipe do VAR e o árbitro de campo ser disponibilizada no estádio e na transmissão da TV.

O juiz também precisa anunciar oficialmente ao público por meio de um microfone o que está marcando ou anulando, como acontece em outros esportes. Isso mesmo nos lances sem utilização do VAR.

Se quer salvar a reputação do olho eletrônico no Brasileirão, a CBF precisa caminhar na direção da transparência.

Caso contrário continuaremos como antes, alimentando incertezas, revoltas e teorias da conspiração.

A diferença é que agora com uma perturbadora demora em cada lance checado pelo árbitro de vídeo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Blog do Perrone