Topo

Perrone

Conselho do RS orienta que paciente seja avisado de 18 riscos da cloroquina

UOL Esporte

22/04/2020 10h33

ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) divulgou nota técnica com orientações para o uso de cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 hospitalizados em estado grave.

Publicado nesta quarta (22) no Diário Oficial da União, o documento detalha como a medicação deve ser ministrada, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

A nota técnica também traz um modelo de termo de esclarecimento e responsabilidade que deve ser apresentado aos pacientes e assinado por eles antes que o medicamento seja usado.

As duas substâncias ainda não têm comprovação científica de sua eficiência no combate ao novo coronavírus.

A recomendação do Cremers é para que o termo entregue aos pacientes esclareça que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem trazer "melhoras dos sintomas" e da "prevenção de complicações associadas com a doença".

O paciente deve ainda ser alertado sobre 18 problemas que as medicaçōes podem causar. Entre os efeitos colaterais listados estão problemas no coração, na visão, na pele, emocionais, diminuição de células brancas e vermelhas do sangue, perda de apetite, diarreia, vômitos e convulsões.

Abaixo, veja na íntegra o termo que o conselho gaúcho recomenda ser assinado pelos pacientes que aceitarem serem tratados com as duas substâncias.

 

Termo de Esclarecimento e Responsabilidade- Uso compassionado de medicamento cloroquina e hidroxicloroquina.

Eu,_______________________________________(nome do (a) paciente), declaro ter sido informado(a) claramente sobre os benefícios, riscos, contraindicações, principais efeitos adversos relacionados ao uso de cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da infecção pelo novo Coronavirus (COVID-19).

 

Os termos médicos foram explicados e todas as dúvidas fesclarecidas pelo médico _______________________________ (nome do médico que prescritor). Expresso também minha concordância e espontânea vontade em submeter-me ao referido tratamento, assumindo a responsabilidade e os riscos por eventuais efeitos indesejáveis.

 

Assim, declaro que fui claramente informado(a) de que os medicamentos que passo a receber podem trazer as seguintes melhoras:

 

• melhora dos sintomas;

 

• prevenção de complicações associadas com a doença.

 

Fui também claramente informado(a) a respeito das seguintes contraindicações, potenciais efeitos adversos e riscos:

 

Cloroquina e hidroxicloroquina: principais reações adversas são usualmente relacionadas com a dose e o tempo de tratamento; problemas nos olhos, como visão borrada, ou qualquer alteração na visão, diminuição das células brancas e vermelhas do sangue, alterações emocionais, problemas para escutar, convulsões, problemas no coração, problemas nos músculos dos cílios, causando dificuldade para ler, diarreia, perda de apetite, náusea, dor no estômago, vômito, dor de cabeça, coceira, descoloração e queda de cabelo, descoloração da pele, das unhas ou no interior na boca, tontura, nervosismo, inquietação, vermelhidão, problemas de pele.

 

Autorizo o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde a fazerem uso de informações relativas ao meu tratamento, desde que assegurado o anonimato.

 

( ) Sim ( ) Não

 

Local:

 

Data:

 

Nome do paciente:

 

Cartão Nacional de Saúde:

 

Nome do responsável legal:

 

Documento de identificação do responsável legal:

 

Assinatura do paciente ou do responsável legal:

 

Médico responsável:

 

CRM: ____UF__

 

Assinatura e carimbo do médico:

 

Data:

 

Observação: Este Termo deverá ser preenchido em duas vias: uma ficará arquivada no prontuário médico, e a outra será entregue ao paciente ou a seu responsável legal.

 

Porto Alegre, 15 de abril de 2020.

 

EDUARDO NEUBARTH TRINDADE

 

Presidente do Conselho

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.