PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Clubes de SP já se preparam para ano sem Campeonato Paulista na base

Perrone

16/06/2020 04h00

Pelo menos parte dos clubes de São Paulo já dá como certo que a Federação Paulista não realizará a maioria dos seus campeonatos nas categorias de base em 2020 por conta da pandemia de covid-19.  Só o Estadual sub-20 é visto com mais chances de acontecer.

Nesse cenário, cartolas se articulam para que as agremiações realizem torneios entre elas com o objetivo de não deixar os garotos parados até o início do ano que vem. No entanto, os planos dependem de autorização das autoridades sanitárias para a retomada de treinos e jogos.

Em reunião com os clubes, a FPF deixou clara a dificuldade de organizar as competições de base. Isso porque elas teriam que seguir o modelo projetado para o profissional.

Ou seja testes para covid-19 em atletas e funcionários e concentração em período integral a partir do momento do início da competição. O custo seria alto e a logística complexa para englobar todas as categorias. A federação ainda dialoga com as agremiações para buscar uma solução.

A análise de dirigentes é que seria mais simples e barato organizar o Paulista sub-20, eventualmente com uma fórmula de disputa mais enxuta. A categoria é considerada prioritária por sua proximidade com o time profissional.

Há grande preocupação entre os cartolas em relação ao prejuízo técnico e físico que os jogadores teriam se ficassem parados até o ano que vem.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Blog do Perrone