PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Testes e volta conjunta: como clubes de São Paulo articulam retomada

Perrone

17/06/2020 04h00

Com Pedro Ivo Almeida, do UOL em São Paulo

Os clubes de São Paulo começaram na noite desta terça (16) a se organizar em conjunto para que todos tenham condições de voltar aos treinos na próxima segunda (22).

Pelo menos parte dos dirigentes foi avisada pelo Delegado Olim, deputado estadual e presidente do TJD, de que o Governo do Estado aprovou o protocolo sanitário da FPF e autorizou a volta aos treinos. O retorno porém, depende de testagem de jogadores e demais funcionários, entre outras providências.

Até a conclusão deste post, no entanto, a FPF ainda não havia confirmado oficialmente a retomada.

Assim que foram avisados por Olim, representantes dos clubes trocaram telefonemas para combinar o retorno em conjunto. Cartolas de São Paulo, Palmeiras e Corinthians estão entre os que conversaram sobre o tema.

A ideia é que todos realizem os testes até sábado para que possam marcar o retorno dos atletas para segunda, desde que a autorização seja confirmada.

A ação coordenada visa fazer com que todos tenham o mesmo tempo de preparação antes de o Paulista ser retomado. A ideia já tinha sido discutida pelos dirigentes.

A expectativa dos clubes é de que o Governo do Estado e, em seguida, a FPF formalizem a retomada já nesta quarta (17) para que as medidas sejam agilizadas.

A avaliação inicial é de que são necessários pelo menos 20 dias de treinamento para que os jogadores entrem em forma, já que estão parados desde março, quando o Estadual foi suspenso por conta da pandemia de covid-19.

Pelo protocolo elaborado pela comissão médica da FPF, os treinos devem ser retomados em pequenos grupos. A orientação é para que nos primeiros trabalhos o gramado seja dividido de forma que cada atleta possa treinar sozinho, diminuindo as chances de contaminação pelo novo coronavírus.

Os grupos vão aumentando até que haja autorização para os treinos com bola.

Na fase de treinamentos, os jogadores poderão voltar para casa após o trabalho. Quando as partidas voltarem, com portões fechados, todos ficarão concentrados até o final da competição.

Nos treinos, vestiários e refeitórios dos centros de treinamentos não funcionarão.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Blog do Perrone