Topo

Perrone

Deco, Ricardo Rocha e Dorival são nomeados para órgão que fiscaliza Profut

UOL Esporte

27/07/2020 11h55

Os ex-jogadores Deco, fundador da empresa de agenciamento de atletas D20, e Ricardo Rocha (suplente), e os técnicos Dorival Júnior e Vagner Mancini (suplente) foram nomeados para compor o plenário da Apfut (Autoridade Pública de Governança do Futebol). O colegiado para qual eles foram escolhidos assessora o órgão e tem entre suas missões fiscalizar e analisar eventuais casos de descumprimento do Profut, programa que refinanciou dívidas tributárias dos clubes exigindo contrapartidas. As exigências estão focadas em modernização e transparência da gestão.

Os presidentes do Bahia, Guilherme Bellintani, e do Fortaleza, Marcelo Paz (suplente), além do CEO do Red Bull Bragantino, Thiago Scuro, também aparecem na nova composição do colegiado, divulgada nesta segunda (27) no Diário Oficial da União. Pedro Daniel (suplente), diretor executivo, da Ernest & Young, e os ex-árbitro Rentato Marsiglia e Gutemberg de Paula Fonseca (suplente) também foram nomeados.

Entre esportistas de outras modalidades com presença no grupo estão a ex-nadadora Fabiola Molina (secretaria nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social) e, como suplente, a ex-ginasta Luisa Parente (secretaria da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) .

"Trata-se de um grupo com capacidade técnica, imparcialidade, credibilidade e pensamento macro e no coletivo tendo um pensamento único: o cumprimento da lei e o debate para a criação de novos parâmetros para a cadeia desse mercado ser reestabelecida", disse em nota divulgada pela Apfut Thiago Froes, que assumiu a presidência da entidade em junho.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.