Topo

Dilma vai vetar intromissão da Fifa, criticar pressão e garantir prazos

Perrone

16/03/2012 06h00

Dilma Rousseff terá uma conversa objetiva com Joseph Blatter. Ela deve tranquilizar o presidente da Fifa, assegurando que Lei Geral da Copa, aeroportos, estádios e todas as obras de infraestrutura estão entregues dentro do prazo para o Mundial de 2014..

Promessa feita, dirá que a federação internacional deve se preocupar apenas com a sua parte, sem se envolver com os assuntos do governo. Cada um deve cuidar do seu quintal para evitar novos atritos.

Uma das intenções da presidente é deixar claro para o presidente da Fifa que o "chute no traseiro" do Brasil sugerido por Jérôme Valcke só atrapalhou o andamento da Lei Geral.

Houve no Congresso Nacional quem defendesse uma operação tartaruga na votação da lei sob o argumento de que agilizar o processo seria uma demonstração de obediência ao secretário-geral da Fifa.

O sentimento geral no Planalto é de que a Fifa precisa respeitar o ritmo brasileiro, principalmente em relação ao Congresso Nacional, que anda sempre aos trancos e barrancos graças às complexas negociações entre os partidos.

O difícil será explicar para Blatter a trapalhada do Governo que atrasou mais ainda a votação da Lei Geral, com a informação de que a venda de cerveja nos estádios da Copa não está no acordo assinado por Lula. Está, e os governistas precisarão rebolar para costurar um trato pela aprovação da lei.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dilma vai vetar intromissão da Fifa, criticar pressão e garantir prazos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone