Topo

Aliados de Andrés tentam mudança no Corinthians para permitir candidatura de ex-presidente na próxima eleição

Perrone

30/05/2012 06h00

Uma das medidas estudadas pela comissão que analisa mudanças no estatuto do Corinthians abre caminho para Andrés Sanchez disputar as próximas eleições presidenciais no clube.

Pelas regras atuais, quem cumpre seu mandato fica inelegível por duas votações seguidas. Os pleitos acontecem a cada três anos.

Porém, aliados de Andrés que não são próximos de Mário Gobbi trabalham para que após a primeira eleição fora da disputa os ex-presidentes já possam se candidatar.

Se a ideia for aprovada em votação no clube, Sanchez estará apto a tentar suceder Gobbi, eleito para ficar no poder até 2014. Pelas regras atuais, ele só poderia voltar à presidência em 2018.

A mudança foi sugerida por André Luiz de Oliveira, o André Negão. Ex-diretor administrativo e que perdeu espaço com Gobbi, apesar de ter sido decisivo em sua campanha.

"Fiz essa sugestão porque três anos afastado já é uma punição suficiente para quem fez uma boa administração", declarou André ao blog.

A proposta instalou um clima pré-eleitoral no Parque São Jorge. A oposição passou a ser procurada por defensores da ideia e também pelo grupo mais ligado a Gobbi, que é radicalmente contra a sugestão.

"Caso não queiram a volta do Andrés, se estiverem com medo, adianto que vou me candidatar se não aceitarem a mudança", disse André, que flerta com a oposição e que poderia formar um novo grupo nas próximas eleições.

Interlocutores de Andrés afirmam que ele foi um dos incentivadores da regra atual e que não gostaria da mudança.

Porém, a discussão sobre abrir a brecha para antecipar o retorno do ex-presidente acontece num momento em que ele está fragilizado na CBF, enfrentando um processo de fritura. Se perder o cargo de diretor de seleções da confederação, é natural que Andrés seja atraído pela política corintiana.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aliados de Andrés tentam mudança no Corinthians para permitir candidatura de ex-presidente na próxima eleição - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone