Topo

Árbitros da CBF têm "aula" sobre como combater cai-cai

Perrone

22/08/2012 15h45

Coincidentemente, no momento em que Neymar mais é acusado de simular faltas, os árbitros da CBF terão uma palestra que ajudará a identificar e diminuir o cai-cai. Ela será ministrada por José Luiz Runco, médico da seleção e do Flamengo, nesta quinta, na Granja Comary.

Runco tentará ensinar aos árbitros como saber se o jogador se machucou ou se está fingindo. Também demonstrará o que fazer em situações de emergência.

A Comissão Nacional de Arbitragem não cita Neymar ou outros jogadores, mas diminuir as simulações tem sido uma de suas principais preocupações.

Ao mesmo tempo, há uma corrente que defende maior proteção a jogadores habilidosos. A ordem é punir com rigor rodízios de falta. Vi um exemplo disso depois do segundo jogo entre Corinthians e Santos pela Libertadores num restaurante de São Paulo. Um dos integrantes do estafe da arbitragem da CBF dizia para o trio que havia atuado no clássico: "Tem que preservar o talento, tem que mostrar cartão sempre".

A palestra com Runco foi uma das últimas atividades programadas pela comissão sob o comando de Sérgio Corrêa. Nesta quarta, ele foi substituído na presidência por Aristeu Leonardo Tavares, ex-ouvidor.  A mudança foi determinada por José Maria Marin, presidente da CBF. Corrêa, porém, seguirá trabalhando na arbitragem da confederação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Árbitros da CBF têm "aula" sobre como combater cai-cai - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone