Topo

Renascimentos de Ronaldinho, Fred e Luxemburgo marcam Brasileirão

Perrone

03/12/2012 09h05

Ronaldinho renasceu

O renascimento de quem já parecia carta fora do baralho foi a marca do Brasileirão-2012. A começar pelo campeão Fluminense, que viu ressurgir Fred, Diego Cavalieri e Deco.

No vice-campeão Atlético-MG, a volta por cima foi de Ronaldinho Gaúcho, talvez a mais surpreendente do Nacional. Não foi suficiente, porém, para levar o Galo ao título, mas a segunda posição não deixa de ser um novo sopro de vida para o time mineiro.

Terceiro na tabela, o Grêmio viu Vanderlei Luxemburgo sair da UTI após um longo período e mostrar que ainda tem lenha para queimar. Assim como Ney Franco, resgatado do exílio na CBF pelo São Paulo, quarto colocado. Na rodada derradeira, o time do Morumbi se deleitou ao ver Ganso ensaiar a sua ressureição gastando a bola contra o Corinthians, que passou o Brasileirão entorpecido pela conquista da Libertadores.

Oitavo colocado, o Santos sofreu com a dependência em relação a Neymar e descobriu que precisa de contratações cirúrgicas para não ficar no limbo no ano que vem.

Da metade para baixo, a tabela reuniu o sofrimento de grandes que gastam muito e jogaram pouco. O Inter trançou as pernas por conta da precipitação de seus cartolas ao contratar e demitir treinadores.

Flamengo e Palmeiras sofreram de males semelhantes. Brigas políticas, contratações erradas e relacionamento desbotado entre técnicos e jogadores. A diferença é que os cariocas conseguiram chutar para longe a Série B, novo lar provisório do alviverde.

O despejo na Série A soa como castigo para quem em algumas rodadas desprezou a competição para ganhar a Copa do Brasil. No campeonato das ressureições, o Palmeiras não conseguiu mais do que agendar a sua para 2013.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Renascimentos de Ronaldinho, Fred e Luxemburgo marcam Brasileirão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone