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Vaias já ameaçam imagem de Neymar como garoto-propaganda

Perrone

28/04/2013 06h00

Neymar após vaias no Mineirão

Escolhido como principal garoto-propaganda nas ações ligadas à Copa de 2014, Neymar  começa a ser tratado como vilão pelo torcedor brasileiro. As vaias em Belo Horizonte, no jogo da seleção brasileira contra o Chile, indicam a mudança de relacionamento entre o astro e a torcida nacional.

De repente, o jogador que mais aparece nas propagandas de TV do país viu crescer a rejeição a ele. O novo cenário gera incertezas no grandioso projeto de marketing construído em cima de sua imagem.

Até parte dos santistas está impaciente com o craque e já disparou vaias contra ele.

Além disso, recentemente, foi declarado persona non grata em João Pessoa por supostamente chamar um jogador do Flamengo-PI de Paraíba.

 "É natural que as marcas se retraiam num momento assim. Nenhuma marca quer escândalo, nenhuma quer se  associar a algo ruim. Chamar os outros de Paraíba é preconceito. Se a marca puder não se envolver, não vai se envolver", disse ao blog Rafael Plastina, diretor da Nielesn Sports, especializada em pesquisas de mercado.

"Não sei se o impacto disso vai ser direto, se ele logo terá 50% da sua receita de marketing cortada. Neymar deve ter cuidado com a maneira como age. Ele não teve respeito com  a Paraíba e com os torcedores em geral quando disse estar nem aí para as vais em Belo Horizonte", completou Plastina.

Para ele, o jogador terá problemas se alguma empresa estiver negociando agora um contrato de patrocínio com o atacante.

"É caro usar o Neymar. O profissional que neste momento quer fechar um contrato com ele, vai ter dificuldade para convencer o chefe. Você acha que o cara vai querer se arriscar?", disse o especialista. Para ele, independentemente das críticas, a imagem do santista ficou banalizada pelo número de comerciais que fez.

Já na opinião de Ricardo Hinrichsen, diretor da Golden Goal Sports Venture, empresa de gestão esportiva, é cedo para detectar danos à imagem de Neymar.

"Claro que não é bom ser vaiado, não importa a circunstância. Acho apenas, que no caso dele, pelo menos por enquanto, as consequências em termos de marketing são limitadas", afirmou.

O blog telefonou para o pai de Neymar e para o agente Wagner Ribeiro, mas eles não atenderam ao celular.

Patrocínio é algo especialmente importante para Neymar, pois a maior parte de seus rendimentos mensais é gerada por esses contratos.

A situação atual coloca em risco o império publicitário construído pelo craque. Veja abaixo dados de pesquisa realizada pela Nielsen que confirmam a popularidade do santista. Em 2011 e 2012, ele foi o mais lembrado e admirado pelos entrevistados.

Pesquisa feita pela Nielsen com 4.000 entrevistados divididos entre Rio e São Paulo em 2010 e 2011. Em 2012 foram ouvidos 4.200 espalhados entre as duas cidades e Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. A primeira coluna de 2012 se refere só a Rio e São Paulo.

 

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Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


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