Topo

Acuada, cúpula da CBF cuida de política após vexame histórico

Perrone

10/07/2014 01h30

Antes da Copa do Mundo, José Maria Marin disse que estava no purgatório. Ir para o céu ou inferno dependeria do resultado da seleção brasileira no Mundial em casa. Um dia após a humilhante derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal, o dirigente começou a entender melhor o que sua própria fase significa.

O primeiro a apresentar o inferno ao presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local) foi o deputado federal Romário (PSB-RJ), que nas redes sociais atacou Marin e seu escudeiro, Marco Polo Del Nero. O Baixinho lembrou que seu pedido de CPI sobre a confederação está engavetado em Brasília e ainda voltou a fustigar Dilma Rousseff a interferir no esporte.

Cientes de que só estão na porta de entrada do inferno, Marin e Del Nero já decidiram fazer uma reunião com o chefe da delegação da seleção brasileira, Vilson Ribeiro de Andrade, assim que acabar a competição. Mas o encontro não será para definir o novo treinador do time nacional (Luiz Felipe Scolari não deve permanecer no cargo). O trio quer discutir justamente os próximos passos políticos.

Andrade é um dos líderes dos cartolas pela aprovação do projeto de lei que estabelece uma nova forma de parcelamento das dívidas fiscais dos clubes. O tema também foi abordado por Romário nesta quarta, pois ele ainda quer colocar de volta no texto trechos como a criação de um tributo de 5% das receitas da CBF com atividades relacionadas à representação do futebol brasileiro.

Nem no momento de maior vexame da história da seleção, o tema foi esquecido por Marin e Del Nero, que vai presidir a confederação a partir de abril de 2015.

Apesar de já traçar planos políticos, a dupla que comanda o futebol brasileiro ainda não deu sinais sobre quem vai dirigir a seleção depois da Copa. Por enquanto, só há o esboço de um projeto genérico, para que o time nacional tenha uma preparação longa e com um treinador capaz de ficar no cargo ao menos quatro anos. Uma clara inspiração na seleção Alemanha, que levou 12 anos para construir a geração que demoliu o time de Felipão.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Acuada, cúpula da CBF cuida de política após vexame histórico - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone