Topo

Depósitos em nome de Laor dividiam grupo do ex-presidente santista

Perrone

13/12/2014 11h41

Detalhe de comprovante de pagamento da Resgate Santista em nome de Laor

Segunda parte de resumo de extrato bancário da Resgate com depósito em nome de Laor

Cinco conselheiros ligados ao grupo que apoiava Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro afirmaram ao blog que tinham conhecimento de transferências feitas pela Associação Movimento Resgate Santisa para conta identificada como sendo do então presidente entre 2010 e 2011. Os documentos referentes aos depósitos foram revelados por esta coluna nesta sexta-feira. Porém, o quinteto conta que a documentação era guardada como um segredo de Estado.

Eles afirmam que as transferências eram polêmicas. Parte do grupo não concordava. E um dos membros sugeriu levar o caso para o Ministério Público ao ter conhecimento, mas foi convencido pelos colegas a desistir.

Ainda de acordo com esses relatos, os depósitos eram vistos como uma forma de remunerar Laor para presidir o Santos. No entanto, o ex-presidente nega ter recebido esse dinheiro ou qualquer forma de remuneração para dirigir o clube. Ele disse ao blog que alguém pode ter depositado as quantias em sua conta apenas para prejudicá-lo e que não tinha controle sobre as movimentações porque nomeou um procurador para tomar conta de suas coisas.

Marcos Zeli, ex-diretor financeiro da Resgate, confirma as transferências sem saber dizer qual o motivo para elas terem sido feitas e declara ter acatado determinação do grupo, responsabilizando diretamente Fernando Silva, candidato apoiado por Laor na eleição santista neste sábado. Antes de Zeli se manifestar, Silva já tinha negado conhecimento das transferências e apontado Zeli como o único que poderia esclarecer os depósitos.

Após a revelação feita pelo blog, a atual diretoria da Resgate divulgou uma nota oficial dizendo desconhecer o tema e afirmando que não teve acesso à documentação contábil da entidade naquela época. Gerson Lima Duarte, atual diretor jurídico do grupo, disse que pretende entrar com uma ação na Justiça contra Zeli para ter acesso aos documentos. O ex-diretor financeiro, por sua vez, alega que já entregou a documentação ao Conselho Fiscal da Resgate.

Leia baixo a nota da Resgate.

Em função de artigo publicado hoje no Blog do Perrone (clique para ler) a Associação Movimento Resgate Santista vem oficialmente esclarecer que sua atual gestão não está envolvida no esquema informado.

1- Os mandatos na Resgate são de três anos. Dessa forma, Luiz Roberto Serrano foi o presidente eleito para o triênio 2008/09/10 e Celso Pires wpara 2011/12/13 (incompletos);

2- Em ambos os mandatos o Diretor Financeiro da Resgate foi Marcos Zeli;

3- A partir da segunda eleição de Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, com posse em janeiro de 2012, houve uma tentativa da direção recém-eleita do Santos Futebol Clube de aparelhar a Resgate e diminuir o caráter fiscalizador, "alinhando-a" à gestão do clube.

4- Dentro da Resgate, quem era contra a "submissão ao SFC" combateu e venceu (gestão atual) e quem queria aparelhar perdeu e pediu desligamento (gestões anteriores). Foi assim que, em meados de 2012, houve um racha na Resgate, que levou ao surgimento da primeira dissidência (ESS), hoje Chapa 2 – Avança Santos.

5- Entre os primeiros que renunciaram estava o Diretor Financeiro Marcos Zeli, substituído provisoriamente por Henry Gonzalez até as novas eleições da Associação, realizadas em novembro de 2012. Nessa ocasião a atual gestão venceu e assumiu, com Fábio Vianna eleito presidente para o triênio 2013/2014/15.

6- Mesmo após a saída dos golpistas para a ESS e com a posse da nova direção da Resgate, ainda restaram na Associação alguns membros que queriam manter um poder paralelo e impor candidaturas para dezembro de 2014. Essas pessoas também saíram da Resgate e hoje estão, em sua maioria, ligadas à chapa 5 – Mar Branco.

7- A Resgate notificou o Senhor Marcos Zeli em 21 de novembro de 2013 para que este entregasse toda a documentação contábil relativa à Associação, mas sem sucesso.

Associação Movimento Resgate Santista

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Depósitos em nome de Laor dividiam grupo do ex-presidente santista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone