Topo

Compare o entorno da Arena Corinthians real com o que estava no papel

Perrone

30/09/2015 07h16

Após vários adiamentos, a Odebrecht prometeu terminar em setembro as obras da Arena Corinthians. E hoje a construtora espera concluir a colocação dos carpetes do centro de convenções do estádio, praticamente encerrando seus trabalhos. A partir daí, apenas um funcionário dela ficará por lá para tratar de eventuais ajustes nos próximos dias.

Mas será que a casa alvinegra chegará ao fim desta quarta exatamente do jeito previsto no projeto original? Pelo menos em seu entorno dá para ver que a arena apresenta grandes diferenças em relação ao programado. O blog fotografou o lado externo do estádio nas últimas partidas do Corinthians lá, contra Joinville e Santos, nos dias 13 e 20 de setembro e comparou com ilustrações do projeto original.

É possível notar as faltas de um espelho d´água em volta da arena, acabamento no piso, instalações definitivas para cobrir as catracas e totens, entre outros itens. O paisagismo também não está como projetado.

No último dia 11, a construtora informou ao blog que concluiria as "poucas obras de acabamento" que ainda faltavam até o final do mês. Disse que um dos poucos espaços não finalizados era o centro de convenções e que todas as etapas da obra foram estabelecidas de comum acordo com o Corinthians. A assessoria de imprensa, no entanto, não disse se espelhos d'água e paisagismo são obrigações da Odebrecht.

Porém, em julho o clube recebeu um relatório produzido pela DDG Arquitetura alertando para o risco de a Odebrecht dar os trabalhos por encerrados sem que mais de uma centena de itens estivesse de acordo com o projeto. A empresa projetou o estádio e é responsável por acompanhar as obras.

O blog apurou que a construtora entende que há itens cobrados que não são de sua responsabilidade, o que pode gerar uma queda de braço com o clube.

Abaixo, compare as fotos do entorno da arena com o projeto inicial.

ilustração mostra como deveria ser cobertura de catracas na arena

 

Lona cobre catraca na arena corintiana

 

Reprodução de ilustração de área com totens para patrocinadores, piso com acabamento e paisagismo

No jogo contra o Joinville, a mesma área da imagem anterior: não há totens e nem acabamento no piso

 

Ilustração mostra espelhos d'água, à esquerda, até junto à escadaria

 

Na vida real, faltam os espelhos d'água e o acabamento no piso

Veja mais diferenças de acabamento entre a ilustração do projeto (primeira foto abaixo) e a construção.


 


 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Compare o entorno da Arena Corinthians real com o que estava no papel - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone