Topo

Lâmpadas erradas deixam fachada da Arena Corinthians sem iluminação

Perrone

18/02/2016 11h23

Imagine uma obra com custo bilionário (contando juros de empréstimos), ter seu visual parcialmente alterado simplesmente porque lâmpadas adquiridas não se encaixam nas luminárias. O caso inusitado acontece na Arena Corinthians, inaugurada oficialmente há cerca de um ano e nove meses, mas que ainda não conta com a iluminação em sua fachada prevista pelo projeto original. O blog apurou que o estádio recebeu lâmpadas erradas, diferentes das encomendadas.

A falta de instalação de pelo menos mais de cem lâmpadas prejudica o projeto arquitetônico, pois a iluminação mudaria radicalmente o aspecto do estádio à noite, além de melhorar a visibilidade no entorno.

Ainda conforme apuração do blog, há um impasse entre Osram, fabricante de lâmpadas, e a Odebrecht. Isso porque a Osram entende que a construtora perdeu o prazo para pedir a troca dos produtos.

Procurada pelo blog, a Odebrecht, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou o erro nos produtos recebidos. "De fato, essas lâmpadas entregues pela Osram não se encaixam nas luminárias recebidas (que estão corretas)". A construtora completa declarando que todas as especificações dos produtos em questão foram definidas pelos responsáveis pela arquitetura da arena.

Mas a empresa não respondeu se perdeu o prazo para pedir para a Osram trocar as lâmpadas erradas e nem o que será feito para resolver o problema.

Por sua vez, a Osram declarou, também via assessoria de imprensa que, quanto à instalação dos equipamentos de iluminação e o projeto luminotécnico da fachada, "podemos afirmar que não fazem parte do escopo de fornecimento" da empresa.

Já o arquiteto Anibal Coutinho, do escritório de arquitetura responsável pela arena, disse que "o projeto de luminotécnica é de responsabilidade da Odebrecht, sendo contratado, e pago por ela, mas claro que tem uma interface conosco".

Abaixo, leia na íntegra as notas oficial da Odebrecht e da Osram sobre o assunto.

Em meio ao imbróglio, a arena programou testes de iluminação da fachada nesta semana, com apenas cerca de 20 lâmpadas conseguidas emergencialmente, para que se tenha uma ideia da diferença que o sistema completo faria.

Odebrecht

"De fato, essas lâmpadas (e não as luminárias) não se encaixam nas luminárias recebidas (que estão corretas). Porém, todas as especificações dos produtos em questão, inclusive as milhares de lâmpadas e luminárias existentes na arena, foram definidas pela arquitetura."

Osram

"Conforme informado anteriormente, a OSRAM possui um acordo de confidencialidade com nossos clientes, o que nos impede de divulgar os detalhes técnicos e comerciais desse projeto. Quanto a instalação dos equipamentos de iluminação e o projeto luminotécnico dessa área ao qual o senhor se refere, podemos afirmar que não fazem parte do escopo de fornecimento da OSRAM".

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lâmpadas erradas deixam fachada da Arena Corinthians sem iluminação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone