Topo

Oposição do São Paulo tenta adiar decisão sobre Globo

Perrone

23/02/2016 12h43

O que a diretoria do São Paulo dizia que aconteceria aconteceu. Conselheiros oposicionistas iniciaram um movimento para que a decisão sobre referendar a renovação de contrato com a Globo não seja tomada nesta terça pelo Conselho Deliberativo.

A ideia é pedir a criação de uma comissão para analisar as propostas da Globo e do Esporte Interativo. Esse grupo faria um relatório para apontar aos conselheiros qual das ofertas é melhor. Só depois de o estudo ser concluído aconteceria uma nova reunião para a votação.

A direção não gosta da ideia, pois tem pressa para aprovar o acordo com a Globo. Na última sexta, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, disse aos jogadores que a renovação do contrato de transmissão dos jogos do Brasileirão por TVs fechada e aberta garantiria o pagamento em dia dos salários até dezembro. A Globo já pagaria ao clube R$ 60 milhões de luvas (O EI oferece R$ 40 milhões de luvas mas só pelos jogos em canal por assinatura). Atualmente, há um mês de direitos de imagem atrasados.

Para os diretores, a estratégia da oposição é adiar a assinatura do contrato para gerar caos no futebol, comandado pelo vice Ataide Gil Guerreiro, que sofre forte rejeição no clube, até por parte de alguns situacionistas.

Newton Luiz Ferreira, o Newton do Chapéu, que foi candidato à presidência contra Leco, confirmou ao blog a tentativa de adiar a decisão, mas negou que seja um movimento político.

"Vamos propor a criação de uma comissão para apresentar o parecer em 15 dias. A proposta da Globo é complexa. A posição, inicialmente, é dos conselheiros, independentemente de posição política", afirmou Newton.

O blog teve acesso a troca de mensagens por celular em um grupo de membros do conselho na qual o oposicionista Antonio Donizeti Gonçalves, o Dedé, sugere a criação da comissão. "Esse passo é tão importante que deveria ser nomeada uma comissão para estudar as propostas e nos dizer qual seria a melhor para o nosso SPFC", escreveu Dedé aos colegas.

O argumento dos que não querem decidir agora é de que precisam estudar melhor as ofertas pois não podem errar na decisão.

Do outro lado do balcão, a diretoria argumenta que todos puderam analisar a proposta da Globo, que ficou à disposição dos conselheiros no clube. Já a oferta do EI foi enviada pela Turner, proprietária do canal, ao presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Pupo Abranches Barboza, que a repassou aos conselheiros no fim de semana.

De acordo com ele, nesta noite só poderá ser votada a proposta da Globo, apesar de números da oferta do EI, que é apenas para a TV fechada, ser mostrada num quadro comparativo.

"Ninguém me procurou para falar em criação de comissão e adiar a decisão. Na reunião poderão fazer isso. Nesse caso, o conselho vai decidir", disse Barboza ao blog.

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Oposição do São Paulo tenta adiar decisão sobre Globo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone