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São Paulo avalia precisar de projeto de marketing para ter Kaká

Perrone

17/10/2017 04h00

Com José Eduardo Martins, do UOL, em São Paulo

A diretoria do São Paulo mantém o discurso de que as portas do Morumbi estão escancaradas para Kaká, mas que ainda não houve contato com o meia. Porém, os cartolas já discutiram como viabilizar o retorno do veterano, após ele anunciar que não renovará contrato com o Orlando City no final deste ano.

Foi concluído que o clube precisa montar um projeto de marketing para fechar a contratação. A avaliação é de que sozinha a agremiação não conseguirá bancar os salários do atleta. Assim, a direção começou a pensar num plano para atrair um ou mais patrocinadores que ajudariam a pagar os salários do ídolo.

Apesar de a ideia ainda estar engatinhando, a intenção é envolver outras áreas do clube, além dos departamentos de futebol e marketing, para encorpar o projeto.

Atualmente, o São Paulo tem como uma de suas prioridades cortar gastos. Não haveria custo para a aquisição de direitos econômicos, já que o brasileiro estará livre de seu compromisso com os americanos. Os gastos seriam com salários e luvas, mas a análise tricolor é de que a despesa seria alta demais para quem está apertando o cinto.

Também existe o entendimento de que o rendimento de Kaká será naturalmente inferior ao de sua última passagem pelo São Paulo, no segundo semestre de 2014, por conta da idade. Em abril de 2018 ele fará 36 anos.

Nesse cenário, acreditam os cartolas, é preciso que o gasto feito pelo clube seja proporcional ao ganho esportivo. Ao mesmo tempo, há a expectativa de que ele aceite ganhar menos do que recebia nos Estados Unidos.

Por outro lado, existe a confiança na adoração dos torcedores pelo meia, o que ajudaria eventuais parceiros a terem retorno com a participação no projeto. Além disso, membros do departamento de marketing analisam que a presença de Kaká, se confirmada, tornará mais atraente para patrocinadores os espaços disponíveis na camisa do clube.

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Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


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