Topo

Drama do Vasco expõe necessidade de extinção de conselhos deliberativos

Perrone

20/01/2018 10h00

A caótica eleição no Vasco esculpe de forma exemplar a necessidade de que os clubes brasileiros implodam o modelo arcaico de administração sustentado por seus conselhos deliberativos. Não se trata apenas de fazer com que os sócios elejam diretamente o presidente, o que já acontece em muitas associações. O sofrimento vascaíno reforça que o melhor é a extinção dos conselhos deliberativos.

O associado não precisa 200, 300 intermediários entre ele e a direção. Na prática, os conselhos só servem para alimentar a cultura do amadorismo nas agremiações. Para se acomodar no trono, o presidente distribui cargos para conselheiros, que atuam muitas vezes em áreas nas quais não tem conhecimento ou perícia.

Enterrados os conselhos deliberativos, acabariam os cargos estatutários, que obrigam o presidente a escolher conselheiros (aliados políticos) para exercer determinadas funções. Ficaria aberto o caminho para o profissionalismo.

Em tese, com profissionais sujeitos ao cumprimento de metas, a conveniência política e os interesses pessoais tendem a ter menos espaço na administração.

Como prova a agonia do Vasco, o atual sistema faz com que os desejos individuais goleiem os interesses da instituição.

Se não é isso, como explicar que Alexandre Campello  "esqueceu" o que combateu na campanha entre os sócios e recebeu o apoio de Eurico Miranda para ser eleito presidente no conselho derrotando Julio Brant, de quem seria vice-presidente geral? Não falou mais alto a ambição individual do que as convicções coletivas?

Após eleito, Campello negou a existência de acordo com Eurico, que teve seu nome gritado por boa parte dos conselheiros depois do pleito num coro que pode ser o hino do individualismo nos clubes.

Até o traído Brant usou a receita que prioriza o interesse pessoal ao anunciar o ex-presidente Antônio Soares Calçada, de 94 anos, como seu vice-presidente geral em caso de vitória. A escolha parece ter sido muito mais para angariar votos no conselho do que por confiança no que o veterano poderia fazer na administração.

O fato de o Vasco ter estreado no campeonato carioca com portões fechados porque graças à indefinição sobre o poder na agremiação não foi possível tomar providências básicas também mostra como o bem do clube ficou em segundo plano.

Do outro lado de tudo isso, impotente, fica o torcedor. Virar sócio e brigar pelo fim dos conselhos deliberativos e pela criação de órgãos mais enxutos e menos sensíveis a indicações políticas parece ser o único (longo) caminho para quem torce para seu time e não para ser dono dele.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Drama do Vasco expõe necessidade de extinção de conselhos deliberativos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone