Topo

'Futuro indefinido' desvia foco e desejo de Tite às vésperas de final

Perrone

05/07/2019 04h00

Às vésperas da final da Copa América contra o Peru, no domingo (7), Tite viu acontecer algo que ele tenta evitar: aparecer um assunto paralelo à competição que possa gastar sua energia fora do torneio. Isso aconteceu com o post publicado nesta quinta (4) pelo blog do Juca Kfouri tratando da possibilidade de o treinador decidir deixar a seleção brasileira após a decisão do título.

O técnico do Brasil não gosta de abordar temas alheios aos torneios que suas equipes disputam. Seja para fazer planejamentos ou para responder a jornalistas. Ele acredita que precisa estar focado apenas na competição. E tenta criar um ambiente em que todos do time só pensem na disputa.

Desde a publicação do post, o futuro de Tite ferveu no noticiário esportivo do país concorrendo com as notícias da decisão. A CBF soltou uma nota oficial na qual "manifesta sua confiança no trabalho da comissão técnica da seleção", porém não foi direto ao ponto. A entidade não abordou a vontade do comandante, não esclareceu se ele pode estar de saída. Assim, contribuiu para dar ar de indefinição aos próximos passos do técnico.

Certamente, Tite será indagado sobre o tema um dia antes da partida decisiva, quando ele dará entrevista coletiva. Ou seja, seu plano de falar apenas sobre o jogo foi pelo ralo. Ainda que ele responda que não vai se pronunciar, o tema já terá invadido o ambiente da seleção.

A preocupação de Tite com essa blindagem durante competições é tanta que pessoas próximas a ele evitam entrar em contato com o técnico nesses momentos para falar de questões fora desse radar. Até por isso houve quem evitasse procurá-lo ontem para tentar esclarecer o assunto. A leitura foi de que o técnico ficaria incomodado.

Uma demonstração dos esforços de Tite para tentar impedir a invasão de fatores externos na seleção foi dada antes da Copa da Rússia. Durante a fase de preparação, na Inglaterra, os jogadores foram orientados a resolver o maior número de assuntos particulares possível para entrarem na competição sem minhocas na cabeça. Não funcionou totalmente porque alguns tocaram questões particulares em alguns momentos de folga.

Também antes do Mundial o treinador mostrou seu desconforto com situação semelhante à atual. Ele se irritou ao desmentir um suposto contato com o Real Madrid durante entrevista coletiva antes de amistoso contra a Áustria, em Viena, na reta final dos preparativos para a Copa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Futuro indefinido' desvia foco e desejo de Tite às vésperas de final - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone