Topo

Conselho do Corinthians marca reunião sobre Caixa e Odebrecht

Perrone

17/09/2019 16h37

Antônio Goulart dos Reis, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, marcou para o próximo dia 30 reunião do órgão com o objetivo de discutir dois assuntos que dominam o clube neste momento. Um é a execução promovida pela Caixa Econômica para antecipar o pagamento da dívida integral, incluindo multa, referente ao financiamento feito por ela junto ao BNDES para bancar parte dos gastos com a construção da arena alvinegra. O outro tema é o acordo fechado com a Odebrecht, que construiu o estádio.

A realização da sessão era pedida por diferentes grupos políticos, a maioria da oposição, que cobram explicações do presidente Andrés Sanchez. Uma das indagações é sobre nos últimos meses a direção ter afirmado que o pagamento das parcelas do financiamento estavam em dia, sendo que depois da execução o cartola admitiu atrasos.

A Caixa, executou a Arena Itaquera S/A, ligada a Odebrecht e Corinthians por meio do fundo que a administra, alegando atraso de seis meses num montante de R$ 33,78 milhões. Em entrevista coletiva na semana passada, Andrés Sanchez afirmou que apenas duas prestações estavam atrasadas, levando-se em conta modelo de pagamento previsto em acordo que ainda não havia sido assinado com a Caixa. O presidente corintiano disse que pelo trato original, a inadimplência poderia ser considerada a partir de abril.

Os conselheiros também querem detalhes do acordo com a construtora, que quitou a dívida com a Odebrecht Engenharia e Construção pelas obras do estádio e equacionou débito com a Odebrecht Participações e Investimentos. No segundo caso, o clube terá que pagar cerca 25% do valor que a empresa tiver que repassar para a Caixa referente a empréstimos feitos para viabilizar o projeto da arena.

Pelo tom adotado pela oposição nos últimos dias, a reunião promete ser quente. Pelo menos parte dos opositores alega que houve falta de transparência e que nem todas as informações corretas foram repassadas aos integrantes do conselho. Andrés não fala com o blog, porém, enviou nota ao UOL Esporte rejeitando as acusações.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conselho do Corinthians marca reunião sobre Caixa e Odebrecht - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone