Topo

Experts em 'Reds' temem ataque do Fla, mas miram espaços e Gabigol nervoso

Perrone

21/12/2019 04h00

Sites especializados em informações e comentários sobre o Liverpool mergulharam no mundo rubro-negro nesta semana para tentar desvendar o adversário do time inglês na final do Mundial de Clubes, neste sábado (21), para os fãs dos "Reds". O forte ataque, espaços dados aos rivais, a quantidade de gols tomados e até o temperamento de Gabigol estão entre os pontos destacados. Também não faltam referências à persistência da equipe, lembrada principalmente por causa da virada dramática sobre o River Plate na final da Libertadores. Até a música entoada pelos torcedores reverenciando a vitória sobre os ingleses no Mundial de 1981 é citada, algumas vezes com direito à tradução na íntegra.

Na página "This is Anfield", James Nalton escreve que o Flamengo fez 22 gols a mais no Brasileiro do que o segundo melhor ataque, o do Grêmio. E que teve apenas a sexta melhor defesa da competição com 37 gols sofridos em 38 partidas. A fraqueza do rubro-negro seria expandir demais seus jogadores em busca de profundidade, dando espaços para o time inglês explorar, segundo Matt Wood, do "The Liverpool Offside".

Nalton opina que o temperamento de Gabigol pode ocasionalmente levá-lo para baixo. Mas ressalta que cutucá-lo pode provocar atos de indisciplina do atacante ou motivá-lo a fazer gols.

No entanto, todos os sites consultados pelo blog exaltam o desempenho atual do artilheiro rubro-negro. A página "Anfield Index" abre sua crônica a respeito do adversário do Liverpool com o seguinte título: "O homem do perigo do Flamengo". Em seguida, Gabriel Barbosa é descrito como a maior ameaça, de longe. Seu passado de insucessos na Europa é lembrado. Em seguida, porém, o site diz que, atuando pelo rubro-negro, o atacante recolocou a carreira nos trilhos e atingiu a "notável marca de 43 gols em 58 jogos" nesta temporada.

Os especialistas nos "Reds" também destacam os companheiros de Gabigol. Por sua experiência na Europa, Rafinha, Filipe Luís e Diego Ribas são bem lembrados. Nalton diz que o Flamengo tem várias armas na frente e destaca o fato de Bruno Henrique ter dado duas assistências e feito um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Al-Hilal na fase semifinal do Mundial.

Entre outras virtudes da equipe brasileira citadas por essas páginas estão a força nas jogadas pelas laterais, cruzamentos, infiltrações, rapidez nos contra-ataques, a marcação sob pressão e velocidade com que os comandados de Jesus tentam recuperar a posse de bola. As viradas na final da Libertadores e partida contra os sauditas foram marcantes para os comentaristas. O "Anfield Index" diz que a mentalidade vencedora do Flamengo faz com que a equipe não sinta quando está perdendo o jogo e prevê uma "partida complicada para os Reds" neste sábado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Experts em 'Reds' temem ataque do Fla, mas miram espaços e Gabigol nervoso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone