Conheça as nove 'pegadinhas' que o SPFC fez contra vazamentos
Perrone
14/01/2020 04h00
Com José Eduardo Martins, do UOL, em São Paulo
Para tentar identificar responsáveis por vazamentos de informações no clube, como mostrou o blog, o São Paulo preparou uma armadilha. Foi adulterado o documento intitulado "Versão Final Orçamento 2020". Nove cartolas receberam o arquivo enviado por Sérgio Augusto Fonseca Pimenta, controller do clube. Cada mensagem tinha uma "pegadinha". Tudo foi registrado em cartório. O discurso interno é de que os destinatários tinham motivos para receber as mensagens por conta de suas funções. Abaixo conheça as nove armadilhas e quem recebeu cada uma.
1 – Roberto Natel, vice-presidente
O trecho "Prêmios Camp. Paulista" foi escrito sem acento (premios). O mesmo erro apareceu em e-mail que a advogada do São Paulo, Érica Duarte Pinto Alves, apresentou para representante do cartório como tendo sido enviado a ela pelo suposto hacker, Edward Lorenz. Ele chantageou dirigentes ameaçando tornar públicos documentos internos. Os erros iguais deixaram o vice sob suspeita de vazar o documento. Ele nega o vazamento.
2 – Rodrigo Gaspar, diretor executivo administrativo
A palavra "estádio" foi escrita sem acento.
3 – Elias Barquete Albarello, diretor executivo financeiro
O item Jogos/Federações foi acompanhado de ponto final (Jogos/Federaçōes.), diferentemente dos demais e-mails.
4 – Adilson Alves Martins, membro do Conselho de Administração
"Patrocínios" foi escrito sem acento.
5 – Júlio Casares, membro do Conselho de Administração
O item "Prêmios Camp. Brasileiro" foi digitado sem acento em "prêmios".
6 – Sílvio Médici, membro do Conselho de Administração
"Sócio" foi escrito sem acento.
7 – Alexandre Pássaro, gerente executivo de futebol
A sigla "PDD" foi acompanhada de ponto final (PDD.), diferentemente das outras mensagens.
8 – João Fernando Rossi, diretor executivo de marketing
No item Jogos/Federações/Patrocínios, a palavra "patrocínio" apareceu sem acento.
9 – José Eduardo Mesquita Pimenta, ex-presidente e membro do Conselho de Administração
A sigla "CET" (Companhia de Engenharia de Tráfego) não aparece em negrito, ao contrário do que ocorreu nas demais mensagens.
Sobre o Autor
Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.
Sobre o Blog
Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.