Topo

Voto em drive-thru e urnas pela cidade devem ser vetados no Corinthians

Perrone

27/06/2020 04h00

A proposta da Chapa 82-Reconstruir, um dos grupos políticos do Corinthians, para que o clube tenha, na eleição em 28 de novembro, votação por drive-thru e urnas espalhadas pela cidade com o objetivo de combater a transmissão do novo coronavírus não deve vingar. Há o entendimento inicial na comissão eleitoral de que as sugestões esbarram em problemas de segurança e logística.

Um dos principais receios é de que urnas sejam roubadas, especialmente durante o transporte. Outro entrave é a fiscalização dos postos fora do Parque São Jorge. Como são muitos sócios candidatos a assentos no Conselho Deliberativo, além dos postulantes à presidência da agremiação, o número de associados que pode fazer a fiscalização voluntariamente é reduzido. Contratar fiscais para a votação externa geraria custos indesejados. Procurado pelo blog, Romeu Tuma Júnior, presidente da comissão eleitoral, afirmou apenas que responderá à chapa na próxima segunda, sem dizer como será sua resposta.

O grupo sugeriu que o estacionamento da Arena Corinthians seja usado pra votação como drive-thru para eleitores que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19. Outra proposta é colocar urnas em locais como o Pacaembu, o CT corintiano e a arena. A pulverização dos pontos de votação teria como objetivo diminuir a chance de aglomerações no Parque São Jorge, sede do alvinegro

Outro argumento de quem vê obstáculos para a votação espalhada pela cidade é que parte considerável dos associados mora perto do Parque São Jorge e não estaria disposta a votar num local mais distante. A tendência é de que os eleitores sejam divididos em dois ginásios dentro do Parque São Jorge para diminuir a chance aglomeração.

A Chapa 82-Reconstruir também sugere que o tempo de votação seja ampliado como forma de reduzir a quantidade de gente indo votar simultaneamente. Felipe Ezabella, integrante da diretoria na primeira gestão de Andrés Sanchez, é um dos integrantes do grupo que assinam a carta enviada para Tuma Júnior. Ele apoia Mário Gobbi. Porém, o ex-presidente declara que ainda não definiu se será candidato, apesar de fazer inúmeras reuniões técnicas sobre a situação do Corinthians.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Voto em drive-thru e urnas pela cidade devem ser vetados no Corinthians - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone