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Naming rights reforçam vocação de Andrés para negociar com velhos parceiros

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01/09/2020 04h00

O anúncio da venda dos namings rights do estádio corintiano para a Hypera Pharma confirma a vocação atual do Corinthians para fazer negócios importantes com antigos parceiros. São companhias que fazem parte de um círculo no qual Andrés Sanchez, presidente do clube, tem boas relações.

Seja olhando para a marca agora estampada na arena, a Neo Química,  ou para o espaço mais nobre da camisa alvinegra constatamos que a atual diretoria recorre a velhos conhecidos para preencher espaços vazios em suas propriedades comerciais.

Hypera Pharma é o nome que a Hipermarcas adotou em dezembro de 2017 e que já era dona da Neo Química. A Hypermarcas foi uma importante parceira corintiana na era Ronaldo. Na ocasião, a Neo Química chegou a patrocinar o uniforme do clube. A maior parte da receita era direcionada ao atacante.

Como presidente do clube e ativo no projeto Ronaldo, Sanchez se aproximou da empresa. Numa demonstração de como se sentia à vontade com a parceira, em 2011, chegou a dizer que a Hypermarcas queria colocar Ronadinho Gaúcho no clube.

Agora a antiga conhecida encerra a longa busca corintiana por um nome comercial para sua casa.

Foi assim, negociando com um velho conhecido que Andrés encerrou outra procura desconfortável. No início do ano passado, o cartola anunciou o BMG como novo patrocinador oficial da camisa corintiana.

Foram quase dois anos de um perturbador vazio na área de maior visibilidade da camisa encerrados por uma instituição com a qual Andrés negocia desde a sua passagem anterior pela presidência.

Antes de 2015, empresas podiam ter fatias de direitos econômicos de jogadores. Em 2010, o BMG tinha porcentagens relativas a pelo menos dez jogadores do clube. Como mostrou o blog na ocasião, a diretoria capitaneada por Andrés se acostumou a oferecer porcentagens de jogadores ao banco para conseguir dinheiro rapidamente nos momentos de sufoco.

Hoje, quem chega ao estádio corintiano pela entrada principal e dá uma olhada para a esquerda vê a marca de outros antigos parceiros de Andrés. Lá está a arena Ronaldo 1, inaugurada no ano passado, já com Sanchez de volta à presidência. O Fenômeno tornou-se grande amigo di cartola. A quadra poliesportiva ostenta ainda a marca da Nike, histórica patrocinadora do Corinthians.

Do lado de dentro da arena também é possível ver como a atual gestão corintiana se reaproxima de antigos parceiros. Em novembro de 2018, com Andrés no comando do clube, o astro do MMA Anderson Silva inaugurou sua academia no estádio. Quando tinha a carreira agenciada pela empresa de Ronaldo, o lutador assinou acordo com o Corinthians e exibia o escudo do clube em suas lutas.

Em março de 2020, foi a vez de um aliado político do presidente corintiano no Parque São Jorge fincar sua bandeira na arena. Osmar Basílio instalou um campus do UniDrumond (Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade), controlado por ele, na Neo Química Arena, como o local será chamado por 20 anos. Basílio presidia, até o segundo semestre de 2019, o Conselho Fiscal alvinegro que, como diz o nome, tem papel fundamental na fiscalização das contas e de outras ações da diretoria.

Uma das metas da direção alvinegra é ocupar o estádio com diversas atividades que gerem arrecadação independentemente dos jogos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.