Topo

Empregos para trio do 'clã' de Zé Dirceu fazem Corinthians debater sobre PT

Perrone

22/02/2020 04h00

A revelação feita pelo blog nesta sexta  (21) de que o ex-ministro José Dirceu tem três filhas (uma biológica e duas "de coração") trabalhando no Corinthians fez conselheiros do clube voltarem a discutir a relação da agremiação com o PT.

Chegou até a haver discussão acalorada sobre o tema. Parte significativa da oposição entende que, independentemente da competência das filhas do petista, condenado na Lava Jato e no Mensalão, suas presenças associam o alvinegro ao partido. Eles entendem que, por conta das acusações de prática de corrupção contra integrantes da legenda, esse tipo de situação prejudica a imagem do clube.

Um dos argumentos é de que as contratações podem gerar suspeitas de que elas têm motivações políticas e pessoais em relação a Andrés Sanchez. O cartola não fala com o blog, por isso não foi possível ouvi-lo sobre o assunto.

O presidente alvinegro foi deputado federal pelo PT e é amigo de Zé Dirceu e de Lula, também condenado na Lava Jato.

A tropa de Andrés defende o líder afirmando que as contratações não têm a ver com a relação do cartola com Zé Dirceu ou com o PT.

Por outro lado, pelo menos um ex-dirigente alvinegro e que hoje se diz opositor aproveitou o episódio para defender Lula nos bastidores. O discurso é de que o ex-presidente da República foi importante para o Corinthians e para o país merecendo respeito no Parque São Jorge.

Lula ajudou a convencer a Odebrecht a aceitar construir a Arena Corinthians.

O ex-presidente era conselheiro alvinegro, mas renunciou ao posto após ficar ameaçado de afastamento por estourar o limite de ausências nas reuniões do órgão.

As acusações contra Lula na Lava Jato geraram uma série de reações contra homenagens a ele no clube. Houve pressão para a retirada de um quadro com a fotografia do petista da sala da presidência corintiana e de caricaturas nas dependências do Parque São Jorge.

Já era de conhecimento público que Joana Saragoça, filha biológica de Zé Dirceu, atua na área financeira da Arena Corinthians. Porém, o blog revelou que Catarina e Carolina Ramos, tratadas pelo ex-ministro como filhas, também trabalham para o clube.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Corinthians alega que elas trabalhavam para a Omni, empresa que era a única responsável pelo programa de sócio-torcedor da agremiação. E que quando a IBM assumiu a maior parte das operações elas passaram a integrar o quadro de funcionários do clube juntamente com uma série de colegas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Empregos para trio do 'clã' de Zé Dirceu fazem Corinthians debater sobre PT - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.


Perrone